Congelar ou não embriões?
Essa é a dúvida de muitas pacientes antes da Fertilização in Vitro (FIV).
Sempre coloco quatro questões que são importantes avaliar, para minhas pacientes:
- Causas de infertilidade: dependendo das causas diagnosticadas, como por exemplo a idade da mulher ou abortos de repetição, pode ser necessário mais de uma tentativa para engravidar. Nesse caso, ter embriões congelados aumenta o número de tentativas sem ter que começar o tratamento do zero e impacta diretamente na questão número dois.
- Investimento financeiro: os custos que envolvem os tratamentos de reprodução humana são altos, por isso ter embriões congelados torna o tratamento mais barato. A Transferência de Embriões Congelados (TEC) custa quase 1/3 do valor de uma FIV completa.
- Planejamento familiar: quantos filhos você deseja ter? É importante ter essa resposta muito clara, pois se as chances de engravidar na primeira ou na segunda tentativa são maiores, pode não fazer sentido ter muitos embriões congelados, já que…
- Responsabilidade: os embriões são vida e você é responsável por essas vidas. Segundo a Resolução n° 2.168/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM), os embriões podem ser descartados após três anos de congelamento com o consentimento dos responsáveis. Entenda por descarte a doação de embriões para outros casais ou para pesquisa.
É importante analisar essas questões, para decidir quantos óvulos serão fertilizados após a aspiração folicular.
Se a mulher tiver uma boa reserva ovariana e não deseja ter mais que um ou dois filhos, existem outras opções como a doação dos óvulos excedentes para outra mulher ou até mesmo o descarte, se assim for seu desejo.
Converse com seu médico e discuta essas questões antes de iniciar seu tratamento.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#saudedamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #congelamentodeembrioes #idadedamulher #abortoderepeticao #doaçãodeembriões #doaçãodeóvulos #ovodoacao #tec #infertilidade #reproducaohumana #reproducaoassistida #fertilizacaoinvitro #fiv #icsi #infertilidadefeminina #querofilhos #queroengravidar #desejoengravidar #tentantesdobrasil #tentantesunidas #vempositivo #engravidaraos35 #maternidade #planejamentofamiliar #esterileuta #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher