Em apoio a campanha Março Amarelo, compartilho com vocês mais um caso da série Parte da História, de uma paciente com diagnóstico de endometriose profunda da pelve e intestinal.
A endometriose é uma doença que se alastra silenciosamente, podendo causar grandes prejuízos na qualidade de vida da mulher, inclusive infertilidade.
Em alguns casos, a paciente pode não sentir dor ou desconforto, porém essa paciente de 37 anos sofria com muitas cólicas e dores pélvicas, que somadas a sua história de infertilidade se tornaram um grande obstáculo para o seu desejo de engravidar.
A paciente foi submetida a uma cirurgia de videolaparoscopia para a retirada de todos os focos de endometriose pela equipe da RRT Clínica da Mulher, seguida de dois meses de recuperação.
Posteriormente, iniciamos a programação para a Fertilização in Vitro (FIV), aguardando apenas a menstruação para o início das medicações… que não chegou…
A paciente engravidou espontaneamente!
Qual a moral da história?
Conforme a literatura, ainda que a FIV seja a melhor opção de tratamento de reprodução humana assistida para as pacientes portadoras de endometriose profunda, o tratamento cirúrgico aumenta em até 50% as chances de gestação espontânea.
Lembro que o tratamento da endometriose nos casos de infertilidade deve ser individualizado, onde a decisão pela cirurgia ou não, deve ser tomada em conjunto com a paciente.
Se você sofre com endometriose, quer engravidar e está em dúvida sobre qual caminho seguir, venha bater um papo comigo para avaliarmos o seu caso.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#saudedamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #marçoamarelo #endometrioseprofunda #endometrioseintestinal #casosreais #endoguerreiras #videolaparoscopia #dorpelvica #gravideznatural #infertilidadefeminina #reproducaohumana #reproducaoassistida #fiv #icsi #fertilizacaoinvitro #bebedeproveta #infertilidade #querosermae #queroengravidar #vempositivo #tentantesdobrasil #maternidade #planejamentofamiliar #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher