Aposto que você ouviu muitas vezes que o uso prolongado de anticoncepcionais pode causar infertilidade ou que você irá demorar meses para engravidar quando decidir parar.
Mito ou Verdade?
Mito com certeza!
E isso vale para os métodos contraceptivos, como as pílulas, os adesivos, as injeções e os implantes.
A função do medicamento anticoncepcional é impedir que a mulher ovule, mas ele não tem o poder de reduzir o potencial reprodutivo da mulher, independente do tempo de uso.
Sabe o que é Verdade?
O que pode acontecer durante o uso de contraceptivos é o uso contínuo mascarar a existência e a evolução de doenças como Endometriose, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), Baixa Reserva Ovariana, Menopausa Precoce, entre outras, que podem causar um problema de infertilidade e diminuir as chances de uma gestação natural.
O que fazer?
É importante durante a rotina ginecológica anual, sempre realizar exames para checar a Saúde Reprodutiva da paciente.
Assim, se o ginecologista identificar algum problema, já pode proceder as orientações corretas para as pacientes que tem o desejo de engravidar no futuro.
Se você quer saber mais sobre métodos anticoncepcionais e saúde reprodutiva da mulher, venha conversar conosco.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#saudedamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #anticoncepcional #pilulaanticoncepcional #metodocontraceptivo #endometriose #endoguerreiras #sop #menopausaprecoce #rotinaginecologica #mitoseverdades #gravideznatural #engravidarrapido #infertilidadefeminina #reproducaohumana #reproducaoassistida #fiv #icsi #fertilizacaoinvitro #querosermae #queroengravidar #vempositivo #tentantesdobrasil #maternidade #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher