Como saber se preciso de um banco de sêmen e se o processo é seguro para a Fertilização in Vitro?
Há 3 grupos que podem se beneficiar da doação de sêmen:
- Casais heterossexuais com fator de infertilidade masculina, como azoospermias não obstrutivas, tratamentos de quimioterapia, entre outros.
- Mulheres que desejam ter filhos por produção independente.
- Casais homoafetivos femininos.
No primeiro grupo, a principal dificuldade geralmente está relacionada a aceitação do homem de ser pai por meio do sêmen de um doador.
Inclusive muitos casais optam por nunca contar a criança sobre sua origem genética.
Mulheres solteiras que irão realizar uma produção independente ou casais homossexuais, já sabem que precisarão da contribuição de um doador anônimo para conquistar a gravidez desejada.
Assim, as questões emocionais e psicológicas costumam estar mais resolvidas nesses dois grupos.
Os pacientes podem optar por adquirir as amostras em bancos nacionais ou internacionais.
A vantagem dos bancos nacionais é o valor da amostra que costuma ser inferior, porém as informações são limitadas sobre as características físicas dos doadores para fins de comparação.
Já os bancos internacionais de sêmen têm uma quantidade maior de doadores e oferecem informações que atendem as expectativas de mulheres e casais mais exigentes, como escolaridade, perfil pessoal, ficha médica familiar, fotos e áudios.
Em ambos os bancos, são realizados exames laboratoriais para Hepatites B e C, HTLV, HIV I e II, sífilis, cariótipo e cultura seminal dos doadores.
Além disso, é garantido o anonimato da identidade de doadores e receptores, o que traz mais tranquilidade e segurança para os pacientes.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#bancodesemen #infertilidademasculina #infertilidade #serpai #casalhomoafetivo #producaoindependente #mãesolo #tentantes2020 #reproducaohumana #fertilizacaoinvitro #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher