Endometriose e menstruação estão diretamente relacionadas, já que é a migração de tecidos do endométrio para os órgãos da cavidade abdominal que causam a endometriose, durante a menstruação.
Essa migração ou menstruação retrógrada causa lesões ou focos de endometriose, que geram um processo inflamatório todos os meses quando a mulher menstrua.
Isso tudo sem contar as dores que podem ser incapacitantes e comprometer a vida íntima, profissional e pessoal da mulher.
“Menstruar é para quem pode e não para quem quer”, é o que eu sempre digo para as minhas pacientes.
Existe um grupo de pacientes que não se beneficiam da menstruação: as mulheres jovens, que não desejam engravidar no momento e já têm confirmado um diagnóstico de endometriose.
Ao fazer com que essas pacientes não menstruem com uso de contraceptivos, a migração do tecido endometrial é interrompida e, também, o processo de inflamação dos focos já existentes da endometriose.
Existe risco para a mulher não menstruar?
A princípio não, porém é preciso fazer um diagnóstico individualizado para entender qual o tipo de endometriose da paciente e se ela tem o desejo de ser mãe no futuro.
Isso porque a endometriose pode causar infertilidade na mulher!
Além disso, suspender a menstruação sem uma análise profunda do caso pode mascarar outros problemas.
Na consulta de rotina, antes de qualquer decisão, realizo um diagnóstico completo considerando a reserva ovariana, idade da paciente, histórico familiar, desejo reprodutivo, entre outros fatores.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#endometriose #endomulheres #menstruação #endometriosetemtratamento #saudereprodutiva #infertilidade #sonhodesermae #engravidar #medicinareprodutiva #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher