Você sabe o que é Assisted Hatching ou Eclosão Assistida e como essa técnica pode aumentar a chance de implantação do embrião?
Todo embrião, inclusive aqueles que são resultantes de um tratamento de Fertilização in vitro (FIV), são protegidos por uma membrana chamada zona pelúcida.
No momento da implantação no endométrio, essa membrana se rompe para que o embrião possa implantar no útero da mulher e se desenvolver.
Entretanto, existe alguns casos em que o embrião tem dificuldade de romper a zona pelúcida, o que pode ocasionar em falhas de implantação, como por exemplo:
- Mulheres com idade avançada.
- Embriões descongelados, com zona pelúcida rígida ou espessa.
- Embriões com baixa qualidade morfológica.
- Histórico de falhas de implantação em tratamentos de reprodução humana.
E para ajudar nesse processo, podemos utilizar a técnica de Assisted Hatching para melhorar a taxa de implantação e chance de gravidez.
Com o uso de um laser são realizados disparos que criam uma abertura na zona pelúcida, antes da transferência do embrião, seja em D3 ou D5.
É de suma importância que a técnica seja realizada por um embriologista experiente para evitar o risco de imprecisão, que pode gerar o nascimento de gêmeos idênticos ou até mesmo reduzir a qualidade do embrião.
O Assisted Hatching também é utilizado nos casos em que é realizado o diagnóstico ou screening genético pré-implantacional, no momento da biópsia dos embriões.
Lembro que além da indicação, a decisão para a aplicação do Assisted Hatching deve sempre levar em consideração a análise do embriologista.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#fertilizacaoinvitro #fiv #assistedhatching #embrião #transferenciadeembriao #infertilidade #engravidar #tentante #medicinareprodutiva #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher