Você sabe quais vacinas tomar antes de engravidar?
Nessa época de pandemia, a preocupação com o calendário de vacinação se tornou maior entre as mulheres que planejam engravidar, quer seja de forma natural, quer seja por tratamentos de reprodução humana.
Estar com o calendário de vacinas em dia é importante porque fortalece o sistema imunológico da futura gestante.
Assim, você se protege contra diversas doenças e diminui o risco de complicações durante a gravidez.
Para te orientar melhor, segue uma relação de quais vacinas tomar antes de engravidar:
- Covid-19.
- dTaP (coqueluche, difteria e tétano).
- Hepatite B.
- Influenza (gripe).
- Tetra Viral (caxumba, catapora, sarampo e rubéola).
Porém, antes da vacinação é importante conversar com seu médico para verificar quais vacinas já foram tomadas e não necessitam de reforço.
Como precaução, recomendo que as doses sejam feitas no mínimo um mês antes da gestação, respeitando o intervalo recomendado entre as vacinas.
Existem outras vacinas que são indicadas para casos especiais, a depender do local de residência, profissão e comorbidades pré-existentes na mulher que deseja engravidar.
Em relação a Covid-19, segundo nota publicada esta semana pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), mulheres com 35 anos ou menos e boa reserva ovariana devem aguardar o calendário de vacinação.
Já as mulheres com mais de 35 anos e baixa reserva ovariana, podem seguir com o tratamento de Fertilização in vitro (FIV) e, posteriormente, manter os cuidados de higiene e distanciamento social.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#engravidar #vacinação #pandemiacoronavirus #tentante #tentantesunidas #sonhodesermãe #gestaçãosaudável #fertilizacaoinvitro #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher