Como é uma consulta de rotina no ginecologista e porque ela é importante para a saúde da mulher?
É na consulta de rotina que doenças, como por exemplo o câncer ginecológico, podem ser diagnosticadas precocemente, aumentando as chances de cura e qualidade de vida da mulher.
O ginecologista é o médico especialista capacitado para ajudar a mulher em todas as fases da sua vida e de diferentes formas:
- Esclarecer dúvidas.
- Orientar sobre métodos contraceptivos.
- Prevenir e tratar doenças.
- Realizar cirurgias ginecológicas.
- Avaliar o potencial reprodutivo da mulher.
- Realizar o pré-natal e o parto.
- Orientar na menopausa e climatério.
A consulta ginecológica, assim como a realização dos exames de rotina, deve ser realizada todos os anos, a partir da primeira menstruação.
Além da avaliação de sintomas e queixas da paciente (anamnese), durante a consulta o ginecologista realiza os exames físico e ginecológico, que podem incluir toque vaginal, exame especular e apalpação das mamas.
Entre os principais exames de rotina laboratoriais solicitados, estão o Papanicolau (colpocitologia), colposcopia, mamografia (mulheres a partir dos 40 anos), exames de sangue e dosagens hormonais, e ultrassonografia das mamas, pélvica e transvaginal.
Para a mulher que tem o desejo de ter filhos, é fundamental uma avaliação da sua saúde reprodutiva na rotina ginecológica.
Assim, problemas que podem levar a infertilidade, como baixa reserva ovariana e endometriose, podem ser detectados precocemente.
Desse modo, a mulher pode preservar sua fertilidade por meio do congelamento de óvulos ou até mesmo antecipar seu plano de maternidade.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#consultaderotina #rotinaginecologica #examespreventivos #saúdedamulher #sonhodesermae #infertilidade #congelamentodeovulos #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher