O corpo da mulher apresenta alguns sintomas de ovulação, que são mais fáceis de serem identificados num ciclo menstrual regular.
Mas se você tem o ciclo irregular, não se preocupe, ainda assim é possível identificar alguns sinais, prestando um pouco mais de atenção.
A ovulação ocorre no dia em que um dos ovários libera um óvulo maduro em direção a trompa para ser fecundado pelo espermatozoide.
Por isso, saber identificar os sintomas de ovulação pode sinalizar para o casal que está tentando engravidar em casa, o momento certo de namorar.
Conheça agora os 5 principais sintomas de ovulação:
- Muco cervical: uma secreção produzida pelas glândulas do colo do útero, que parece uma clara de ovo. Antes da ovulação, sua produção aumenta e sua espessura se torna mais fina e elástica.
- Colo do útero: se você costuma se tocar, perceberá que ele ficará mais aberto e macio, e molhado devido ao aumento do muco cervical.
- Dor pélvica: no momento da ovulação, a mulher pode sentir uma dor do lado do ovário que está liberando o óvulo maduro.
- Temperatura corporal basal: quando iniciar o período fértil, você deve medir sua temperatura todos os dias antes de levantar-se. No dia em que houver um leve aumento na temperatura (cerca de 0,3°C), pode ser indício de que esteja ovulando.
- Libido (desejo sexual): você pode sentir um aumento da libido devido a liberação do hormônio progesterona, que ocorre no momento da ovulação.
Agora, se mesmo após alguns meses, você não perceber nenhum dos sintomas de ovulação, é possível fazer uso de testes de ovulação, disponíveis em farmácias.
Lembre-se sempre de conversar com o seu ginecologista para uma melhor orientação.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#ovulação #engravidar #periodofertil #fertilidadefeminina #tentantes2021 #engravidante #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher