É verdade que tomar ácido fólico ajuda engravidar?
Mito! Não existe relação entre o ácido fólico e o aumento da fertilidade feminina.
Se você não está conseguindo engravidar, antes de consumir qualquer vitamina por conta própria, recomendo procurar um especialista em infertilidade para avaliar o seu caso.
Na verdade, a suplementação de ácido fólico (metilfolato ou vitamina B9) é recomendada às tentantes e engravidantes, porque a vitamina ajuda na prevenção de defeitos do tubo neural (DTNs) do bebê.
O tubo neural, que dá origem ao cérebro e a medula espinhal, é formado nas 3 primeiras semanas de gestação, momento em que as células se multiplicam rapidamente.
Por isso, é fundamental manter os níveis adequados de ácido fólico para evitar riscos e manter o correto desenvolvimento fetal.
No Brasil, 1 a cada 1.000 bebês nasce com DTN. Entre as malformações congênitas, a anencefalia e a espinha bífida respondem por 95% dos casos.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomenda a suplementação diária de 0,4mg de ácido fólico sintético. A futura mamãe deve iniciar a suplementação 30 dias antes de engravidar e manter até o final do 3° trimestre de gestação.
Os principais fatores de risco são gestação prévia acometida por DTN, diabetes mellitus, obesidade, uso de anticonvulsivantes e síndromes de má absorção (doença celíaca, por exemplo).
A ingestão de ácido fólico pode reduzir em até 75% as chances do bebê nascer com algum DTN.
Mas lembre-se, nenhuma vitamina deve ser consumida em excesso. Cada caso deve ser avaliado e a quantidade diária prescrita pelo seu ginecologista.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#ácidofólico #acidofolico #vitaminab9 #engravidar #espinhabifida #diabetes #obesidade #gestação #tentante #reproduçãohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher