O congelamento de espermatozoides ou seminal é um procedimento simples que, além de preservar a fertilidade do homem, também pode beneficiar outras pessoas.
No laboratório de embriologia, o sêmen é coletado por meio de masturbação, realiza-se o processamento seminal e, logo depois, o material é congelado para uso futuro.
Em relação a manutenção das amostras de sêmen congeladas, os custos variam de laboratório para laboratório.
Preservação da Fertilidade Masculina
Para os homens que desejam ser pais no futuro ou não tem certeza dessa escolha, recomenda-se o congelamento de espermatozoides antes de:
- Tratamento oncológico: a quimioterapia ou a radioterapia podem eliminar a produção de espermatozoides, ou o paciente pode ficar infértil se houver a retirada da próstata ou dos testículos.
- Vasectomia: existe o risco da cirurgia de reversão não dar certo, caso o homem deseje ser pai novamente.
O que fazer se não usar as amostras congeladas?
Existem duas possibilidades que devem ser comunicadas de forma oficial ao laboratório:
- Descarte das amostras de sêmen, com cancelamento dos custos de manutenção do congelamento de espermatozoides.
- Doar as amostras e ajudar outras pessoas a constituírem uma família, como casais com infertilidade masculina severa, mulheres que buscam uma produção independente ou casais homoafetivos femininos.
No caso da doação de sêmen é necessário avaliar também se o homem atende aos requisitos para ser um doador.
Lembre-se de buscar um laboratório confiável para o procedimento e, também, para esclarecer suas dúvidas sobre o congelamento de espermatozoides.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#espermatozoides #fertilidademasculina #queroserpai #câncerdepróstata #vasectomia #saúdedohomen #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher