Se para as mulheres muitas vezes é difícil falar sobre temas íntimos, imagine para os homens que são mais reservados.
Por isso, a Campanha Novembro Azul levanta a bandeira não somente para a conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, mas também sobre os cuidados com a saúde do homem.
Para 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou mais de 65 mil novos casos no Brasil.
Portanto, se considerarmos que a doença é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens, a informação e a divulgação têm um valor inestimável para a comunidade masculina.
Superar o preconceito e a vergonha pode ajudar milhares de homens a aumentar a expectativa de vida e chances de cura, que chegam a 90%, quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente.
Desse modo, é importante lembrar que o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, podendo apresentar poucos sintomas (dificuldade de urinar ou de urinar mais vezes ao dia) ou até mesmo nenhum.
Assim, o checkup anual é fundamental para diagnosticar a doença em estágio inicial, principalmente para homens acima dos 50 anos ou que tenham histórico familiar da doença.
O Câncer de Próstata pode afetar minha Fertilidade?
A doença em si não causa infertilidade masculina, mas o tratamento de quimioterapia ou radioterapia pode eliminar a produção de espermatozoides, ou o paciente pode ficar infértil se houver a retirada da próstata.
Nesses casos, se existir o desejo de paternidade futura, o homem deve preservar sua fertilidade antes do tratamento, por meio do congelamento de espermatozoides.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#saúdedohomem #campanhanovembroazul #câncerdepróstata #saudemasculina #infertilidademasculina #queroserpai #preservacaodafertilidade #espermatozoides #reproducaohumana #reproducaoassistida #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher