O sonho era perfeito, o milagre da vida: você estava grávida! Até que descobriu que estava com diabetes gestacional e uma gestação de alto risco.
E agora, vai dar tudo certo?
Sim! Claro que existem riscos para você e o bebê, mas o sonho ainda continua sendo perfeito, com um controle e acompanhamento médico adequados.
Foi o que aconteceu com uma paciente que engravidou de forma natural e, durante o pré-natal, desenvolveu o diabetes gestacional.
Entenda um pouco mais
Na gestação, os hormônios produzidos pela placenta podem reduzir a ação da insulina, produzida pelo pâncreas para controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Porém, quando a quantidade de insulina produzida é insuficiente, aumenta-se o risco de diabetes gestacional.
Os principais fatores que predispõe o desenvolvimento são gestação após os 35 anos, obesidade, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e antecedente familiar de diabetes mellitus.
Os riscos para o bebê e a gestante são:
- O feto nascer acima do peso, ter problemas respiratórios e diabetes na vida adulta.
- A mulher pode ter diabetes pós-gestacional.
Como controlamos?
Nossa paciente teve o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta pela endocrinologista Dra. Ana Beatriz Miklos e por mim, durante o pré-natal.
O controle de glicose foi realizado com sucesso, por meio do uso de insulina, que não tem efeitos sobre o feto, e exames periódicos de ultrassom e dosagem de glicemia.
No dia 01 de março de 2020, o milagre da vida foi concretizado com o nascimento do bebê Thomas, na Maternidade Pro Matre Paulista, com 38 semanas de gestação.
Compartilho com você esse momento especial da nossa paciente, registrado nesse vídeo!
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#diabetesgestacional #gestacaodealtorisco #prénatal #insulina #partocesarea #milagredavida #endocrinologista #obstetra #saúdedamulher #engravidar #ovariospolicisticos #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher