Em 2019, a medicina reprodutiva abriu espaço para a comunicação com a sociedade.
Até então, o que se viam eram iniciativas em redes sociais e grupos fechados no Facebook e WhatsApp, onde as tentantes trocavam informações e experiências, porém na maioria das vezes sem o apoio e o esclarecimento de profissionais qualificados.
Uma forma de aliviar o sofrimento de mulheres e casais inférteis que lutam há anos para realizar o sonho de ter filhos.
O FILHO Fertilidade em Foco foi uma iniciativa inédita da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) em reunir pacientes e especialistas para um diálogo transparente, didático e desmistificador sobre o tema.
O respeito às diferentes composições familiares abriu as portas para a participação de mulheres e homens que desejam realizar uma produção independente e aos casais homoafetivos.
E a segunda edição já está programada para 2020!
Vejo outras iniciativas acontecendo, e isso é muito bom!
Essa aproximação e acolhimento faz com que a paciente não se sinta apenas um número ou culpada de uma doença que ela não pediu para ter: a infertilidade.
Ter a linguagem técnica como base, mas saber comunicar nas mídias digitais de forma didática tudo que envolve as técnicas como a Fertilização in Vitro por exemplo, é um desafio.
Isso também vale para a consulta. Permitir que a paciente ponha um pé fora do consultório carregando um dicionário de termos técnicos, é pedir para ela não voltar.
É por isso que prezo por uma comunicação clara e pautada no Respeito, Responsabilidade e Transparência (RRT) para falar sobre o tema e tratar todos os casos.
Logo estarei de volta com energias renovadas e pronto para vencermos em 2020!
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#fivparatodos #dialogoaberto #tentantesunidas #tentantesdobrasil #tentantes2019 #amigastentantes #fertilidadeemfoco #infertilidade #fertilizacao #sonhodesermae #querosermae #medicinareprodutiva #reproducaoassistida #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher