Quando a mulher sente dor durante a relação sexual, chamamos de dispareunia. Mas, qual a relação entre dispareunia e infertilidade?
Primeiramente, preciso alertar que sentir dor durante o ato sexual, seja superficial ou profunda, não é normal.
A dispareunia tem diversas causas e é preciso investigar.
As causas de origem emocional podem estar relacionadas desde baixa autoestima e sexualidade reprimida até abuso sexual.
Já as causas de origem física podem ter relação com endometriose, infecção na área genital (herpes e candidíase), vaginismo (contração involuntária dos músculos), doença inflamatória pélvica (colo do útero, útero e trompas de Falópio), entre outras.
Mulheres na menopausa ou que passaram por radioterapia, também, podem sofrer de dispareunia, já que ambas as situações podem causar ressecamento vaginal.
Dispareunia, Infertilidade e Gravidez?
A dispareunia afeta a autoestima da mulher e a vida íntima do casal.
Mulheres em idade fértil podem ter dificuldade para engravidar, isso porque não ter uma vida íntima regular reduz as chances de uma fecundação natural.
E para as mulheres que estão em tratamentos de reprodução humana assistida, doenças como endometriose e infecções pélvicas podem causar infertilidade e reduzir as chances de sucesso.
Se você sente dor durante o ato sexual, é importante informar o seu médico durante a consulta ginecológica.
Dessa forma, ele solicitará os exames necessários para investigar as causas e sugerir o tratamento mais adequado para você conquistar o positivo desejado.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#dispareunia #infertilidade #engravidar #baixaautoestima #vaginismo #endometriose #sexualidadefeminina #disfuncaosexual #saúdedamulher #tentantes2020 #tentantesdobrasil #sonhodesermae #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher