O protocolo de estimulação ovariana DuoStim aumenta as chances de sucesso da Fertilização in vitro?
A resposta é: depende da paciente e do caso, que deve ser avaliado de forma criteriosa pelo especialista em infertilidade.
DuoStim ou Dupla Estimulação é um protocolo inicialmente aplicado em pacientes oncológicos para a preservação da fertilidade, antes da quimioterapia e/ou radioterapia.
Basicamente, ele consiste em realizar duas estimulações ovarianas dentro do mesmo ciclo menstrual, com a finalidade de captar o maior número de óvulos maduros possíveis.
Assim, pacientes que necessitam iniciar o tratamento oncológico rápido, não precisam esperar meses para ter um número significativo de óvulos congelados.
Posteriormente, começamos a aplicar esse protocolo na Fertilização in vitro em pacientes má-respondedoras ou com baixa reserva ovariana.
O objetivo é ter um bom número de óvulos maduros para a fertilização e, como resultado, aumentar as chances de sucesso da Fertilização in vitro.
Mesmo com medicação e dosagem adequadas, essas pacientes têm um número inferior a 4 óvulos no momento da captação.
O DuoStim consiste em iniciar uma nova estimulação de 2 a 5 dias após a primeira aspiração folicular.
Desse modo, ao invés de aguardar um novo ciclo, realizamos uma segunda coleta de óvulos no mesmo ciclo menstrual.
Lembro que é necessário avaliar a reserva ovariana, os custos de medicação que são mais elevados, bem como a resposta da paciente na segunda estimulação.
Para muitas pacientes, o DuoStim pode ser benéfico, no entanto pacientes que não tenham uma boa resposta, recomendo abortar a técnica e aguardar um novo ciclo.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#duostim #fertilizaçãoinvitro #reservaovariana #engravidar #congelamentodeovulos #preservacaodafertilidade #tratamentooncologico #tentantes2020 #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher
Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels