Você tem um endometrioma no ovário?
Então com certeza você tem endometriose profunda, pois a presença do cisto no ovário significa lesões profundas e doença avançada, como por exemplo endometriose intestinal.
Um fato a ressaltar é que a presença do endometrioma em si não causa dor pélvica, esta está relacionada as lesões da endometriose.
Por isso, quando indico uma cirurgia de videolaparoscopia para uma paciente, o objetivo é tratar as lesões que causam as dores e não o cisto.
O que fazer quando há indicação de cirurgia e endometrioma?
Aqui está o ponto central que quero alertar você!
O endometrioma é nocivo para o ovário da mulher e pode impactar na redução da reserva folicular, ciclos ovulatórios e qualidade dos óvulos.
Por outro lado, a cirurgia também oferece riscos podendo reduzir a reserva ovariana com a retirada de parte do ovário ou na necessidade de remoção do próprio ovário.
Nesses casos, é imprescindível que o médico avalie:
- A idade da paciente.
- A reserva ovariana atual.
- A presença do endometrioma em um ou nos dois ovários.
- O desejo reprodutivo da mulher.
Ou seja, manter ou retirar o endometrioma tem riscos sérios que podem causar infertilidade feminina e impactar nos seus planos de ser mãe.
Minha recomendação é que em ambos os casos você congele e faça um banco de óvulos, o mais rápido possível.
Desta forma, você estará garantindo uma chance de engravidar com seus próprios óvulos, quando a maternidade desejar fazer parte da sua vida.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#endometrioma #reservaovariana #fertilidadefeminina #videolaparoscopia #endometriose #endometrioseprofunda #congelamentodeovulos #infertilidade #saúdedamulher #preservacaodafertilidade #querosermae #medicinareprodutiva #reproducaohumana #ginecologistasp #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher