Endometrioma | O Impacto na Reserva Ovariana

Você tem um endometrioma no ovário?

Então com certeza você tem endometriose profunda, pois a presença do cisto no ovário significa lesões profundas e doença avançada, como por exemplo endometriose intestinal.

Um fato a ressaltar é que a presença do endometrioma em si não causa dor pélvica, esta está relacionada as lesões da endometriose.

endometrioma e o impacto na reserva ovariana da mulherPor isso, quando indico uma cirurgia de videolaparoscopia para uma paciente, o objetivo é tratar as lesões que causam as dores e não o cisto.

O que fazer quando há indicação de cirurgia e endometrioma?

Aqui está o ponto central que quero alertar você!

O endometrioma é nocivo para o ovário da mulher e pode impactar na redução da reserva folicular, ciclos ovulatórios e qualidade dos óvulos.

Por outro lado, a cirurgia também oferece riscos podendo reduzir a reserva ovariana com a retirada de parte do ovário ou na necessidade de remoção do próprio ovário.

Nesses casos, é imprescindível que o médico avalie:

• A idade da paciente.
  • A reserva ovariana atual.
  • A presença do endometrioma em um ou nos dois ovários.
  • O desejo reprodutivo da mulher.

Ou seja, manter ou retirar o endometrioma tem riscos sérios que podem causar infertilidade feminina e impactar nos seus planos de ser mãe.

Minha recomendação é que em ambos os casos você congele e faça um banco de óvulos, o mais rápido possível.

Desta forma, você estará garantindo uma chance de engravidar com seus próprios óvulos, quando a maternidade desejar fazer parte da sua vida.