Se você sonha em ser mãe, ter um especialista em reprodução humana assistida como ginecologista e obstetra pode ser um grande diferencial.
A infertilidade feminina pode ser causada por fatores hereditários, doenças adquiridas ao longo da vida e idade avançada da mulher.
Na consulta de rotina anual, o ginecologista solicita os exames preventivos para avaliar o funcionamento dos órgãos do aparelho reprodutor feminino e tratar possíveis doenças.
Porém, existem algumas questões que jamais passariam despercebidas aos olhos de um esterileuta ou de um fertileuta:
- Idade da mulher: ser alertada sobre a importância de preservar a fertilidade e congelar seus óvulos antes dos 35 anos, quando a quantidade e a qualidade dos óvulos reduzem drasticamente.
- Endometriose e Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): o diagnóstico precoce e o tratamento podem diminuir a necessidade de precisar das técnicas de reprodução humana, como a Fertilização in Vitro (FIV), para engravidar no futuro.
- Risco de menopausa precoce: avaliação da reserva e do volume ovariano por meio dos exames Anti-Mülleriano (AMH) e ultrassom transvaginal (USG TV).
- Tubas uterinas: verificar se não há um início de obstrução e inflamação das trompas (Hidrossalpinge), que possa impedir uma fecundação natural.
Na hora de avaliar a sua saúde reprodutiva, o especialista também está preparado para alertar sobre outros fatores que podem comprometer a fertilidade feminina, como obesidade, diabetes, pressão alta e hábitos de vida.
Além disso, ele estará apto para te acompanhar durante toda a gestação e o parto, quando você decidir engravidar.
Parabéns a todos os ginecologistas que atuam na área da medicina reprodutiva pelo seu dia!
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#diadoginecologista #ginecologista #rotinaginecologica #datascomemorativas #examesderotina #examespreventivos #saudereprodutiva #saúdedamulher #infertilidade #congelamentodeovulos #endometriose #menopausaprecoce #reproduçãohumana #reproducaoassistida #medicinareprodutiva #fertileuta #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher