É possível acontecer uma Gravidez Ectópica após a Fertilização in Vitro?
Sim, mas é algo raro de acontecer.
O risco é de apenas 1% para as tentantes.
Como especialista em reprodução humana assistida, já passei por essa experiência com uma paciente de 32 anos que tinha indicação para Fertilização in Vitro, diagnosticada com infertilidade devido a fator tubário.
A paciente respondeu bem ao tratamento e teve 6 embriões, dos quais foram transferidos 2 embriões no mesmo ciclo.
Ela engravidou e nos controles iniciais foi identificado que a gestação era na trompa.
O embrião que foi colocado dentro da cavidade uterina migrou para a trompa.
A paciente foi submetida a uma cirurgia de videolaparoscopia para retirada da trompa, onde ocorreu a gravidez ectópica. Ela perdeu um filho e uma trompa.
Após 3 meses de recuperação, foi realizada uma nova preparação do endométrio da paciente, o descongelamento e a transferência de mais 2 embriões.
A paciente engravidou, teve uma gestação sem intercorrências e nasceu uma criança saudável. Final da história? Sonho realizado e família feliz!
Mas, por que a gestação ectópica pós FIV acontece?
Existem várias teorias como a presença de doença tubária prévia, por exemplo.
Devo dizer, porém, que nenhuma das teorias encontradas na internet ou redes sociais são comprovadas pela literatura.
No tratamento de FIV, devido ao controle periódico por meio do exame de ultrassom (USG) é possível detectar qualquer alteração e tomar as providências necessárias logo no início, para preservar a saúde da paciente.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#clinicadamulher #medicinareprodutiva #medicinaesaude #saudereprodutiva #casosreais #gravidezectopica #gestacaodealtorisco #trompas #partedahistoria #videolaparoscopia #endometrio #transferenciadeembriao #reproducaohumana #reproducaoassistida #fertilizaçãoinvitro #infertilidadefeminina #maternidade #gestacaofeliz #vidadetentante #fivete #querosermãe #queroengravidar #tentantes2019 #vempositivo #planejamentofamiliar #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher