Por que o hipotireoidismo causa infertilidade feminina?
Porque ele prejudica o processo de amadurecimento dos óvulos no ciclo menstrual, causa alterações na ovulação e, portanto, dificulta as chances de uma gravidez.
A tireoide é uma glândula do corpo humano que produz hormônios que regulam parte do funcionamento de órgãos e metabolismos do nosso corpo, inclusive os ovários.
O hipotireoidismo acontece quando há uma queda ou insuficiência na produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina).
A causa mais frequente é a tireoide de Hashimoto, uma doença autoimune caracterizada pela inflamação da tireoide e pela produção de anticorpos que reduzem sua atividade.
Essa doença acomete mais as mulheres em idade reprodutiva e tem entre os principais sintomas as alterações no ciclo menstrual, cansaço excessivo, ganho de peso, perda de memória, entre outros.
Quando os hormônios não estão equilibrados, o ovário não exerce sua função de produzir, amadurecer e liberar os óvulos da forma correta.
Assim, se a mulher ou o casal não consegue engravidar há mais de um ano, é hora de buscar a ajuda de um especialista em infertilidade.
No processo de investigação da fertilidade, a dosagem dos hormônios da tireoide e o ultrassom estão entre os exames solicitados.
Desse modo, se qualquer alteração for diagnosticada é possível iniciar o tratamento de reposição hormonal para equilibrar o funcionamento da tireoide e restaurar sua fertilidade.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#hipotireoidismo #infertilidade #fertilidadefeminina #tireoide #ciclomenstrual #engravidar #tentantes2021 #saúdedamulher #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher