Você sabe o que é Histeroscopia Diagnóstica e em quais situações é indicada para a mulher?
A histeroscopia diagnóstica é um exame de vídeo onde, por meio de um histeroscópio (tubo) inserido na vagina, são captadas imagens em tempo real de toda cavidade uterina.
Diferente da histerossalpingografia (radiografia) que avalia a condição e permeabilidade das trompas, a histeroscopia diagnóstica tem o propósito de identificar alterações e lesões no útero.
O exame deve ser realizado nos primeiros 15 dias após o ciclo menstrual e pode causar um leve desconforto para algumas mulheres.
Indicações na Rotina Ginecológica
É indicado nos casos de: sangramento anormal ou hemorragia, presença de pólipos ou miomas identificados no ultrassom transvaginal, dor na relação sexual, corrimento, suspeita de câncer de endométrio, entre outros.
Indicações nos Tratamentos da Infertilidade
O exame, também, é indicado para pacientes: antes de iniciar o tratamento de Fertilização in vitro (FIV) ou em casos de insucesso de tratamentos anteriores (falha de implantação) e abortos de repetição.
Nesses casos, o objetivo é verificar a existência de aderências, alterações ou malformações uterinas, que possam dificultar uma gestação.
Em ambas as indicações, quando uma alteração é identificada, pode ser recomendada a histeroscopia cirúrgica.
Um procedimento que requer a sedação da paciente e permite, por exemplo, tratar alterações e malformações uterinas, remover aderências e retirar pólipos e miomas submucosos.
Lembro que cada caso deve ser avaliado de forma individualizada.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#histeroscopia #útero #perdagestacional #infertilidade #engravidar #tentantes2021 #fertilizacaoinvitro #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher