Homoparentalidade

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

No Capítulo do dia 12 de junho de 2018 da novela da Globo “Segundo Sol”, a personagem Maura manifesta para sua namorada Selma o sonho de ser mãe, de ter um filho biológico e coloca esse sonho como um provável empecilho para a união das duas.filhos casais homossexuais

Muitos casais homoafetivos ainda acreditam que o sonho de formar uma família é difícil no Brasil.

Mas afinal, quais as opções que a Medicina Reprodutiva oferece hoje para os casais homoafetivos que querem ter filhos, além da adoção de uma criança?

  1. Fertilização in vitro: o processo de fertilização, ou seja, a união dos óvulos com os espermatozoides para formação dos embriões, ocorre em laboratório e, posteriormente, os embriões são transferidos para o útero. Para um casal de mulheres o bebê pode ser gerado por uma delas usando seus próprios óvulos, da parceira ou com óvulos e sêmen de doadores anônimos. Para um casal de homens é necessário ter um útero de substituição, popularmente conhecido como barriga de aluguel, de uma parente do sexo feminino de até 4° grau de parentesco, usando os óvulos da própria parente ou de doadora anônima, já os espermatozoides podem ser de um dos parceiros.
  2. Inseminação intrauterina: o processo de fertilização ocorre dentro do próprio útero que irá gerar o bebê, por meio da injeção de espermatozoides. As opções para escolha de gametas (óvulos e espermatozoides) para casais de mulheres ou de homens são as mesmas da Fertilização in vitro.
  3. Preservação social da fertilidade: para mulheres em idade reprodutiva que ainda não encontraram sua parceira ideal e tem o sonho de ser mãe, é sugerido se submeter ao tratamento de fertilização para preservação dos seus óvulos (congelamento), antes dos 35 anos, dado que as dificuldades para engravidar aumentam a partir dessa idade, devido ao processo de envelhecimento, que causa queda na qualidade e quantidade dos óvulos.

Se o sonho da maternidade ou da paternidade faz parte da sua vida, entre em contato ou agende uma consulta com os especialistas da RRT Clínica da Mulher, para entender mais sobre as possibilidades que a Medicina Reprodutiva oferece.

#maeshomoafetivas #paishomoafetivos #homossexualidadeefilhos #lgbtematernidade #lgbtepaternidade #homoparentalidade #casaishomossexuais #casaishomoafetivos #reproducaohumana #fertilizacaoinvitro #fiv #inseminacaoartificial #planejamentofamiliar #tecnicasdereproducaohumana #reproducaoassistida #medicinareprodutiva #preservacaodafertilidade #congelamentodeovulos #congelamentodeespermatozoides #ginecologia #obstetricia #tentantes #querosermae #queroserpai #medicinaesaude #rrtclinicadamulher