Sempre digo que na medicina existem mais perguntas do que respostas e a Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA) é uma delas.
Isto é, casais em perfeitas condições de saúde que tentam engravidar de forma natural há mais de um ano e não conseguem obter uma gestação.
Não raro chegamos naquele momento em que tudo, até a mínima alteração, foi investigado e nada justifica uma série de resultados negativos ou aponta as causas da infertilidade conjugal.
Apesar de sabermos o quanto isso é frustrante para o casal, por outro lado existem as técnicas de reprodução humana assistida que podem ajudar a resolver a questão.
Quais os tratamentos para a Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA)?
As opções de tratamento variam de caso a caso e é preciso considerar o histórico do casal, idade dos pacientes, tempo de tentativas, condições financeiras, entre outros fatores.
- Baixa complexidade: a Inseminação Intrauterina (IIU) é indicada para casais mais jovens e requer um investimento financeiro menor. Entretanto, as taxas de sucesso giram em torno de 15% e se após três tentativas o casal não obtiver um resultado positivo, recomendo partir para um tratamento mais complexo.
- Alta complexidade: a Fertilização in vitro (FIV) é indicada para aqueles casais em que a idade da mulher pode impactar na qualidade dos óvulos, ou seja, acima dos 35 anos. Desse modo, a FIV pode aumentar as chances de sucesso que hoje giram em torno dos 40%.
Lembro que o primeiro passo é buscar a ajuda de um especialista em infertilidade e realizar todos os exames necessários.
Assim, será possível fazer uma análise completa do casal e recomendar o melhor tratamento.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#infertilidadesemcausa #infertilidadeconjugal #infertilidade #engravidar #querosermae #tentantes #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher