Por que tantas mulheres têm vergonha de falar sobre sua condição e sua luta para vencer a infertilidade?
Eu poderia citar uma lista de sentimentos e razões que ouvi ao longo de tantos anos.
Mas acredito que o sentimento de incapacidade de gerar seu filho de forma natural e o medo do julgamento dos outros são dois dos fatores principais.
Afinal, seja por questões culturais, seja por questões religiosas, se propaga de geração para geração a responsabilidade da mulher em engravidar.
Na verdade, é preciso cada vez mais conscientizar as pessoas que a infertilidade é uma doença que pode ser tratada, e não é motivo de vergonha.
Além disso, já está comprovado que os homens também são responsáveis, em cerca de 40%, pelos casos de infertilidade conjugal.
Mesmo assim, as mulheres ainda se sentem estigmatizadas e carregam o peso de não conseguir engravidar.
Cada caso de infertilidade é um caso, que precisa ser investigado e tratado com a técnica de reprodução humana assistida correta, o que muitas vezes pode levar tempo e dinheiro também.
Quando você entra nesse processo para vencer a infertilidade, pode muitas vezes se deixa dominar pelo sentimento de inferioridade e se isolar.
Falar sobre os sentimentos que você está lidando durante o tratamento, pode ajudá-la a ver a infertilidade como uma condição temporária e não como uma condenação.
Se você sente vergonha da infertilidade, que tal começar a pensar em buscar ajuda?
Contar com apoio profissional e emocional, ou até mesmo de um grupo de tentantes ou engravidante, pode te ajudar a passar por essa fase com mais leveza e segurança.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#infertilidade #infertilidadefeminina #vencendoainfertilidade #sonhodesermae #engravidar #tentantes2020 #engravidante #medicinareprodutiva #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher