Você sabe o que é e quando é indicada a infusão de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) na Fertilização in vitro (FIV)?
O PRP é uma técnica inovadora que vem sendo utilizada na odontologia e na estética desde a década de 90, com o intuito de acelerar a regeneração e a cicatrização de tecidos.
Na reprodução humana assistida, a infusão de plasma rico em plaquetas ainda está em fase de experiência, sem comprovação científica, e tem sido indicada em casos específicos.
Para o rejuvenescimento ovariano, por exemplo, mulheres na menopausa ou com baixa reserva ovariana, podem tentar recuperar a capacidade de produzir óvulos, por meio da injeção de PRP nos ovários.
A técnica também pode ser aplicada no endométrio, em pacientes que não tiveram uma boa resposta as medicações, para alcançar a espessura ideal para a transferência de embriões.
Outro caso é para pacientes que tiveram falhas de implantação do embrião na Fertilização in vitro, com o objetivo de melhorar a receptividade endometrial.
Para a aplicação da técnica, é colhido o sangue da própria paciente e centrifugado para separar glóbulos brancos e plaquetas dos glóbulos vermelhos.
Ou seja, é um líquido com um concentrado de plaquetas, células com propriedades coagulantes (cicatrização) e regenerativas (formação de tecidos).
A infusão de plasma rico em plaquetas tem se mostrado promissora nos casos citados.
Entretanto, recomendo que cada caso seja avaliado e discutido entre o especialista em infertilidade e a paciente sobre as vantagens de realização da técnica.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#plasmaricoemplaquetas #ovarios #reservaovariana #endometrio #transferenciaembrionaria #fertilizaçãoinvitro #tentantes2020 #engravidante #instatentantes #tentandoengravidar #engravidar #reproduçãoassistida #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher