Se você já faz parte do grupo que está colecionando negativos há algum tempo, chegou a hora de investigar as causas de não conseguir engravidar.
Mulheres até 35 anos, após um ano de tentativas.
Mulheres acima de 35 anos, após seis meses de tentativas.
O que fazer?
Primeiro, agende uma consulta com um especialista em reprodução humana assistida ou esterileuta. Os homens devem, também, visitar um urologista.
Durante a consulta, o especialista realizará o exame clínico da mulher ou do casal e fará perguntas, inclusive sobre estilo de vida, para encontrar pistas sobre as possíveis causas de infertilidade. Em geral, 30% são dos homens, 40% das mulheres e 30% do casal.
O segundo passo será a realização de exames solicitados pelo (s) médico (s). A lista de exames pode variar de caso para caso. Entre os principais exames solicitados estão:
- Ultrassom transvaginal: avalia a anatomia pélvica (útero e ovários), contagem de folículos, alterações uterinas e tubárias, e identifica a possibilidade de endometriose.
- Avaliação hormonal: avalia os níveis de hormônios relacionados ao ciclo menstrual e à ovulação.
- Hormônio Anti-Mülleriano (AMH): avalia a reserva ovariana da mulher.
- Ultrassom com preparo intestinal: para o diagnóstico de endometriose, presente em cerca de 40% das mulheres inférteis.
- Histeroscopia diagnóstica: identifica alterações e lesões no útero.
- Histerossalpingografia: avalia a cavidade e as tubas uterinas.
- Cariótipo com Banda G: identifica alterações genéticas nos cromossomos do casal que aumentam o risco de doenças genéticas nos filhos.
- Diagnóstico de trombofilia: identifica a formação de coágulos sanguíneos e o risco de trombose durante a gestação.
- Espermograma: avalia o volume, a forma (morfologia), o número e a movimentação (motilidade) dos espermatozoides do homem.
Com os resultados em mãos, o terceiro passo será o diagnóstico de infertilidade e a indicação do tratamento adequado para a mulher ou o casal.
Pare de colecionar negativos!
Trate seu sonho de vida com a atenção e o amor que ele merece, agende uma consulta para investigação da fertilidade e venha conversar conosco.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#saudedamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #investigaçãodafertilidade #dificuldadedeengravidar #endoguerreiras #reproducaohumana #reproducaoassistida #fiv #icsi #fertilizacaoinvitro #bebedeproveta #infertilidadefeminina #infertilidademasculina #espermograma #querosermae #queroengravidar #querofilhos #vempositivo #desejoengravidar #tentantesdobrasil #maternidade #planejamentofamiliar #esterileuta #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher