Quando estamos ansiosos, na expectativa de um acontecimento, nossa energia se desgasta e é consumida pelo estado de ansiedade.
Imagine em uma Tentante!
Uma mulher que está prestes a realizar um sonho de vida: a maternidade.
O tempo de um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) ou de outra técnica de reprodução humana assistida de alta complexidade, pode ser relativamente longo a depender do caso e se contarmos desde a investigação das causas de infertilidade.
Além disso, em alguns casos, é necessário mais de uma tentativa para se conseguir o Beta HCG positivo e a gestação tão desejada.
E a paciente vai se consumindo de ansiedade…
É importante que paciente encontre válvulas de escape para esse sentimento, seja uma atividade física, voluntariado, psicoterapia ou outro projeto, para conseguir manter seu equilíbrio durante a Jornada da FIV.
Sabe por quê? Quando você controla sua ansiedade, você:
- Mantem a razão e o equilíbrio para fazer escolhas e tomar as decisões certas, para não se arrepender depois.
- Vive cada momento e a experiência que um dia irá compartilhar com seu filho.
- Não fica tentando controlar o processo e permite que a medicina e o universo trabalhem a seu favor.
- Evita que pessoas próximas de você e que estão te apoiando nesse projeto se afastem.
- Mantem o bom humor e se fortalece para não desistir do seu sonho.
A ansiedade também pode ser sentida pelo bebê nas primeiras semanas de gestação.
O embrião transferido está lutando para sobreviver: ele já foi fertilizado, talvez congelado, descongelado e até mesmo passou por uma biópsia, e agora está lutando para implantar e se desenvolver no seu útero. Então, coopere com ele!
Conversar com seu médico, esclarecer suas dúvidas e expectativas em relação ao tratamento, também, pode ajudar a controlar a ansiedade da paciente.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#ansiedadefeminina #ansiedadetotal #ansiedadedetentante #vencendoaansiedade #controledaansiedade #sonhodesermae #vidadetentante #tentantes2019 #jornadadafiv #valvuladeescape #equilibriomental #infertilidade #fertilizacaoinvitro #medicinareprodutiva #reproduçãohumana #reproducaoassistida #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher