Jornada da FIV | Vulnerabilidade da Paciente

Artigos sobre Infertilidade e Reprodução Humana

Há quanto tempo você é paciente de FIV ou Tentante?

O processo de um tratamento de Fertilização in Vitro pode ser extremamente desgastante para algumas pessoas. E quando digo isso, não falo somente do ponto de vista financeiro, mas também psicológico e emocional.

Se você está nessa jornada há mais de 2 anos, já parou para testar sua Vulnerabilidade?

FIV e a Vulnerabilidade da PacienteA minha pergunta é se você compra e toma tudo que dizem que vai te ajudar a engravidar mais rápido, faz todos os exames que existem no mercado mesmo sem ter indicação, ou pula de médico em médico porque alguém disse que agora tem um bambambã no mercado que faz toda paciente ficar grávida como mágica.

Há alguns dias, estava discutindo com uma paciente, que já está há 5 anos nessa jornada, sobre como muitas pacientes se tornam vulneráveis ao longo do processo.

Vou compartilhar 7 dicas de como essa paciente tem se mantido centrada durante todo esse tempo:

  1. Não acredite em tudo o que falam, não existe mágica, nem remédio milagroso. Existe sim, a ciência séria e aplicada para o milagre da vida.
  2. Não compare seu tratamento com o da outra tentante, são situações e fatores de infertilidade diferentes. Nem sempre o que funcionou para uma, vai dar certo para outra.
  3. Tente manter uma vida regular. Não permita que sua vida pare por causa do tratamento, nem que tudo gire ao redor dele.
  4. Por mais difícil que seja, considere em algum momento alternativas e, também, parar. Talvez no momento dessa difícil decisão você não entenda, mas irá entender no futuro.
  5. Com o tempo, o percurso vai ficando mais longo, pesado e difícil de aguentar. Pratique uma atividade que te faça desligar e controlar a ansiedade. Isso vai ajudar muito!
  6. Se você se sentir sozinha, deprimida ou qualquer outro sentimento que te pareça pesado demais, não hesite em pedir ajuda para um profissional qualificado.
  7. Sorria! Sim, apesar de tudo… do tempo, das dificuldades, do dinheiro, da dor… sorria! Acredite em primeiro lugar que você vale a pena! Se você não acreditar que você vale a pena, como você espera que seu bebê acredite?

Espero que essas dicas te ajudem a refletir, respirar e manter a cabeça no lugar antes de tomar qualquer decisão.

Compartilhe conosco suas dicas também!

Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida

#clinicadamulher #medicinareprodutiva #vidadetentante #vulnerabilidade #jornadadafiv #fivete #mãesolo #reproducaohumana #reproducaoassistida #fertilizaçãoinvitro #infertilidadefeminina #querosermãe #queroengravidar #tentantes2019 #vempositivo #planejamentofamiliar #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher