Qual a importância e o papel do muco cervical na fertilidade da mulher?
O muco cervical é uma secreção produzida pelas glândulas do colo do útero durante o ciclo menstrual e popularmente chamada de “clara de ovo”.
Antes do período fértil, ele tem um aspecto mais espesso para proteger o útero. Desse modo, ele impede a entrada de bactérias no útero e, também, dos espermatozoides.
No período fértil que antecede a ovulação, ou seja, a liberação dos óvulos, a produção do muco cervical aumenta e sua espessura se torna mais fina e elástica.
Essa secreção tem um papel importante na fecundação natural, é ela que permite a migração dos espermatozoides até as trompas de Falópio para encontrar o óvulo.
Em alguns casos, a mulher pode ter problemas com o muco cervical, como:
- Distúrbios da ovulação.
- Alterações na anatomia do útero.
- Acidez (muco hostil).
Nos dois primeiros, o muco cervical pode estar ausente, o que impossibilita a migração dos espermatozoides.
No caso do muco hostil, a acidez presente na secreção pode destruir os espermatozoides antes da migração.
Nesses casos, é necessário um diagnóstico médico para identificar as causas do problema e o tratamento necessário.
Os tratamentos de reprodução humana assistida, como a Inseminação intrauterina (IIU) por exemplo, podem ajudar o casal que deseja engravidar, já que a presença do muco cervical não é necessária para o sucesso da técnica.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#mucocervical #fertilidade #periodofertil #ovulação #útero #espermatozoides #fertilização #engravidar #tentantes2021 #inseminacaoartificial #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher