Mais de um terço dos homens brasileiros não cuidam da saúde!
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos brasileiros só vão ao médico por influência da família e mais de 50% quando sentem algum sintoma que atrapalha sua rotina.
O tema saúde masculina ainda é considerado um tabu.
O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 1 em cada 6 homens desenvolverá este tipo de câncer durante a sua vida.
Superar o preconceito e a vergonha pode ajudar milhares de homens a aumentar a expectativa de vida e as chances de cura de doenças como o câncer de próstata, que chegam a 90% quando diagnosticado precocemente.
É por isso que, desde 2008, a Campanha Novembro Azul reforça a importância de conscientização sobre o câncer de próstata e da realização do check-up anual para a comunidade masculina.
O que os homens devem fazer para não virar estatística?
- A partir dos 50 anos: acompanhamento anual com urologista.
- A partir dos 45 anos: iniciar o acompanhamento anual se houver histórico familiar.
- Adotar hábitos de vida saudáveis para prevenir o câncer e outras doenças.
- Procurar imediatamente um urologista diante de sintomas como urinar com frequência, dificuldade ou dor ao urinar, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou sêmen, dor frequente nas costas, quadris e coxas, entre outros que não sejam normais.
Lembro que para os homens diagnosticados com câncer e que irão passar por radioterapia ou quimioterapia, é importante recorrer a técnica de preservação da fertilidade, para congelar seu sêmen e garantir as chances de paternidade futura.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#novembroazul #saúdedohomem #checkupanual #câncerdepróstata #examesderotina #saudemasculina #campanhanovembroazul #hábitossaudáveis #preservacaodafertilidade #congelamentodesemen #queroserpai #reproduçãohumana #reproducaoassistida #medicinareprodutiva #fertileuta #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher