Novembro Azul | Câncer de Próstata e Saúde Masculina

Mais de um terço dos homens brasileiros não cuidam da saúde!

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos brasileiros só vão ao médico por influência da família e mais de 50% quando sentem algum sintoma que atrapalha sua rotina.

novembro azul câncer de próstata e saúde do homemO tema saúde masculina ainda é considerado um tabu.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 1 em cada 6 homens desenvolverá este tipo de câncer durante a sua vida.

Superar o preconceito e a vergonha pode ajudar milhares de homens a aumentar a expectativa de vida e as chances de cura de doenças como o câncer de próstata, que chegam a 90% quando diagnosticado precocemente.

É por isso que, desde 2008, a Campanha Novembro Azul reforça a importância de conscientização sobre o câncer de próstata e da realização do check-up anual para a comunidade masculina.

O que os homens devem fazer para não virar estatística?

• A partir dos 50 anos: acompanhamento anual com urologista.
  • A partir dos 45 anos: iniciar o acompanhamento anual se houver histórico familiar.
  • Adotar hábitos de vida saudáveis para prevenir o câncer e outras doenças.
  • Procurar imediatamente um urologista diante de sintomas como urinar com frequência, dificuldade ou dor ao urinar, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou sêmen, dor frequente nas costas, quadris e coxas, entre outros que não sejam normais.

Lembro que para os homens diagnosticados com câncer e que irão passar por radioterapia ou quimioterapia, é importante recorrer a técnica de preservação da fertilidade, para congelar seu sêmen e garantir as chances de paternidade futura.