Você sabe o que é e o que causa infertilidade secundária?
Na reprodução humana assistida, chamamos de infertilidade secundária quando um casal já teve um filho e, depois de alguns anos, não consegue engravidar do segundo.
Conheça alguns dos fatores que causam a infertilidade secundária:
- Idade materna avançada: mulheres que tentam ter o segundo filho depois dos 35 anos, idade em que a reserva ovariana reduz drasticamente, assim como a qualidade dos óvulos, o que dificulta uma concepção natural.
- Doenças pélvicas: como a endometriose, os miomas uterinos, obstrução das tubas uterinas e as DSTs podem causar problemas desde a concepção até mesmo a implantação do embrião.
- Hábitos de vida: fumar, excesso de álcool, estresse ou sobrepeso, por exemplo, reduzem o potencial reprodutivo da mulher com o passar dos anos.
- Saúde masculina: os homens assim como as mulheres também sofrem o impacto da idade e dos hábitos de vida na quantidade e qualidade dos espermatozoides, sendo frequente o diagnóstico de varicocele após os 35, 40 anos.
Existe tratamento para a infertilidade secundária?
Sim e o primeiro passo é o casal não esperar mais de 6 meses para procurar um especialista e realizar a investigação da fertilidade.
Além da análise clínica e histórico do casal, serão solicitados exames específicos para chegar a um diagnóstico correto.
A depender do diagnóstico, um tratamento simples como o coito programado pode resolver a questão. Entretanto, em casos mais complexos a técnica de Fertilização in vitro (FIV) pode oferecer mais chances de sucesso para o casal.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#infertilidade #infertilidadeconjugal #infertilidadesecundaria #sonhodesermae #tentandoengravidar #tentantes2021 #vidadetentante #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher