O que é Injúria Endometrial e por que o procedimento pode ser indicado para aumentar as chances de gravidez na Fertilização in vitro (FIV)?
Sabemos que as chances de ter um bebê em casa hoje, por meio da FIV, giram em torno dos 40%.
Na transferência embrionária, dois fatores favorecem o sucesso da implantação: um embrião de boa qualidade e um endométrio receptivo.
Quando nos deparamos com um caso de falhas de implantação do embrião recorrentes, é necessária uma investigação mais profunda.
Descartada a possibilidade de questões que impactem na qualidade dos embriões, o próximo passo é investigar o endométrio.
Alguns fatores podem comprometer a implantação do embrião como, por exemplo:
- Trombofilia.
- Pacientes com endométrio fino.
- Janela de implantação.
- Receptividade endometrial.
Se não identificamos questões relacionadas aos três primeiros itens, a injúria endometrial é um procedimento que pode ser adotado com o intuito de melhorar a receptividade endometrial.
A injúria endometrial consiste em provocar um processo inflamatório no endométrio, por meio de uma lesão ou biópsia, no ciclo anterior da transferência.
Estudos realizados identificaram que, durante o processo inflamatório, o endométrio produz substâncias em resposta a lesão, que aumentariam a taxa de implantação do embrião.
O procedimento pode ser realizado em consultório ou durante a histeroscopia diagnóstica.
Entretanto, por ser um procedimento ainda em estudo e sem comprovação científica, recomendo que a decisão de realizar a injúria endometrial seja tomada de comum acordo entre médico e paciente.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#endometrio #útero #transferenciaembrionaria #injuriaendometrial #histeroscopia #infertilidade #engravidar #tentantes #fertilizaçãoinvitro #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher