Você sabe qual a relação entre Ovários Policísticos e Infertilidade?
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é a doença hormonal mais comum e uma das principais causas de infertilidade feminina, acometendo de 7 a 10% das mulheres em idade reprodutiva.
Isso porque a SOP promove alterações hormonais, com a formação de pequenos folículos e aumento do ovário e, portanto, influenciando na função reprodutiva da mulher.
Dessa forma, a mulher com ovários policísticos pode ter:
- Menstruações irregulares com ciclos anovulatórios (sem ovular), que dificulta uma gestação natural.
- Aumento de pelos no maxilar ou buço (hiperandrogenismo).
- Sobrepeso ou obesidade.
- Resistência à insulina, que pode levar a diabetes tipo 2.
- Aumento da pressão arterial.
O diagnóstico é feito por meio da análise clínica e exame de ultrassom transvaginal, que mostra um aumento do volume ovariano com vários folículos dispersos no ovário.
Para as pacientes que não desejam engravidar, o tratamento consiste em corrigir os níveis hormonais da paciente.
Já as mulheres que desejam engravidar podem se beneficiar das técnicas de reprodução humana assistida, como Coito Programado, Inseminação Intrauterina (IIU) e Fertilização in Vitro (FIV).
Nesses casos, o tratamento deve ser acompanhado pelo especialista em infertilidade, que definirá um protocolo individualizado com o uso de medicações específicas, com o objetivo de evitar a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano (SHO).
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#ovariospolicisticos #sindromedosovariospolicisticos #infertilidade #infertilidadefeminina #ciclomenstrual #engravidar #querosermae #tentantes2020 #reproducaohumana #fertilizacaoinvitro #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher