É normal que os homens tenham dúvidas se podem ou não ter filhos após a vasectomia.
Isso porque a vida muitas vezes traz a surpresa de um novo relacionamento e junto o desejo de ser pai e formar uma nova família.
A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples onde realiza-se uma ligadura dos canais deferentes do homem e, desse modo, impede a passagem dos espermatozoides para as glândulas que produzem o sêmen, que é ejaculado no ato sexual.
Importante frisar que o homem continua a produzir espermatozoides após a cirurgia, porém eles ficam retidos no epidídimo.
Apesar do procedimento ser reversível, em alguns casos não se obtém sucesso na religação dos canais.
Além disso, é necessário a avaliação da saúde reprodutiva da esposa, como idade da mulher, fatores tubário e ovariano, entre outros.
O que fazer em caso de insucesso na reversão da vasectomia?
Nesses casos, recomenda-se aplicar a técnica de Fertilização in vitro com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (FIV com ICSI).
Para a retirada dos espermatozoides, é feita uma punção de epidídimo (PESA – Aspiração Percutânea de Espermatozoides do Epidídimo) com uma agulha fina e sob leve sedação.
Posteriormente, os espermatozoides são usados para fertilizar os óvulos da esposa em laboratório e formar os embriões.
A Fertilização in vitro é uma excelente opção para homens que desejam ter filhos após a vasectomia.
Lembro que para os homens que querem preservar sua fertilidade, existe a opção de congelar os espermatozoides antes de realizar a vasectomia.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#vasectomia #infertilidademasculina #queroserpai #fertilizacaoinvitro #fiv #saudemasculina #engravidar #tentante #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher