Quero adiar a maternidade! Então, quantos óvulos devo congelar para ter um bebê no futuro?
As mulheres estão cada vez mais conscientes sobre os riscos de adiar o sonho de ser mãe, por isso muitas optam por preservar a fertilidade por meio da técnica de congelamento ou vitrificação de óvulos.
Na verdade, já mencionei em alguns textos sobre o quanto a idade da mulher impacta não somente na quantidade, mas também na qualidade dos óvulos.
Quanto mais tempo a mulher deixar passar, menores são as chances de engravidar com seus próprios óvulos e levar seu bebê para casa.
Eu sempre alerto as minhas pacientes e, assim como a maioria dos especialistas em infertilidade, recomendo que os óvulos sejam congelados até os 35 anos.
E isso mesmo que a paciente tenha uma boa reserva ovariana, já que quantidade não significa qualidade.
E a dúvida que a maioria das mulheres tem é: quantos óvulos congelar?
Apesar dessa recomendação variar de caso para caso, o ideal é que a paciente congele entre 15 e 20 óvulos para duas tentativas.
Isso porque um percentual desses óvulos pode não sobreviver ao descongelamento.
Para os óvulos fertilizados, ainda temos que esperar que se desenvolvam até o dia 3 (D3) ou dia 5 (D5) para a transferência dos embriões.
Congelar óvulos é garantia de ter um bebê nascido?
Infelizmente, as técnicas de reprodução humana assistida não garantem 100% de sucesso, mas sim oferecem os meios para viabilizar uma possível gestação.
De fato, congelar óvulos é a chance de tentar ser mãe no futuro, e se engravidar faz parte dos seus planos, que tal se dar essa chance?
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 97336-5550 e agende uma teleconsulta.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#congelamentodeovulos #preservacaodafertilidade #óvulos #criopreservação #sonhodesermae #querosermae #engravidar #tentantes2020 #medicinareprodutiva #reproducaoassistida #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher