“Filha, fica deitada de pernas para o ar para o embrião não cair!”
Você já ouviu essa frase?
É provável que sim.
Muitas pacientes ainda confundem o repouso recomendado pelo médico, após a transferência de embriões a fresco (TE) ou congelados (TEC) nos tratamentos de reprodução humana, e exageram na dose.
As paredes do útero, onde o embrião é colocado, são juntas uma com a outra; não existe um espaço vazio entre elas, portanto, não existe perigo do embrião “cair” se você levantar e andar normalmente.
Apesar de não existir nenhuma comprovação científica de que o repouso aumente as chances de gestação, sempre recomendo as minhas pacientes nos primeiros dias após a TE ou TEC:
- Evitar exercícios pesados.
- Não ter relações sexuais para evitar contrações uterinas.
- Fazer um repouso leve.
O repouso é recomendado muito mais pelo fato da paciente ter passado por um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) desgastante, do que pela transferência embrionária em si.
No mais, vida normal!
Se você tem dúvidas sobre o processo ou está em busca de tratamentos para infertilidade, agende uma consulta e venha bater um papo comigo!
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#saudedamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #transferenciadeembriao #transferenciaembrionaria #repousonagravidez #infertilidade #reproducaohumana #reproducaoassistida #fiv #icsi #fertilizacaoinvitro #bebedeproveta #infertilidadefeminina #infertilidademasculina #querosermae #queroengravidar #querofilhos #vempositivo #tentantesdobrasil #tentantes2019 #tentantesunidas #instatentantes #maternidadereal #planejamentofamiliar #fertileuta #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher