Você já se arrependeu de algo na vida?
Às vezes, é possível voltar atrás de uma decisão e mudar o futuro.
No Brasil, é comum após o segundo ou terceiro filho, a mulher se submeter a cirurgia de laqueadura tubária, popularmente conhecida como “ligar as trompas”.
Algumas vezes, a vida prega muitas surpresas como uma separação, um novo casamento ou até mesmo a perda de um filho, onde a síndrome do arrependimento das mulheres que realizaram a laqueadura tubária chega a 20% do total.
Quais as opções que a medicina reprodutiva oferece para retomar a fertilidade?
1. Reanastomose Tubária ou Reversão de Laqueadura
Uma cirurgia que permite que algumas mulheres restabeleçam sua fertilidade e tenham as mesmas chances de engravidar naturalmente. Na cirurgia, se retira a parte danificada das trompas e se unem as partes sadias, com o objetivo de liberar a passagem para o encontro do óvulo com o espermatozoide.
O sucesso da cirurgia dependerá da idade da paciente, do tempo e do método que foi realizada a laqueadura. Mulheres com menos de 35 anos, podem engravidar naturalmente dentro de 6 meses a 2 anos, após a cirurgia.
2. Fertilização in Vitro (FIV)
A partir dos 35 anos, há uma queda exponencial no potencial reprodutivo da mulher e a cirurgia para reversão da laqueadura pode gerar perda de tempo e de recursos financeiros para a mulher ou o casal, causando mais sofrimento.
Outros fatores como endometriose e infertilidade masculina, também, podem inviabilizar o sucesso da cirurgia.
Nesses casos, a FIV é a técnica mais indicada e com o melhor custo-benefício para a mulher ou o casal.
Lembre-se: uma avaliação detalhada das condições de saúde com seu especialista, indicará o melhor caminho a seguir!
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#clinicadamulher #medicinaesaude #medicinareprodutiva #saudereprodutiva #reversão #laqueadura #retomada #ligaduradetrompas #trompasdefalopio #arrependimentos #gravideznatural #idadereprodutiva #endometrioseeeu #infertilidademasculina #reproducaohumana #reproducaoassistida #fertilizacaoinvitro #fertilidadefeminina #querosermãe #tentantes2019 #vempositivo #maternidade #planejamentofamiliar #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher