Riscos e Vantagens da Gravidez Tardia

Ao priorizar estudos, carreira e estabilidade financeira em detrimento da maternidade, a mulher precisa estar consciente dos riscos e vantagens da gravidez tardia.

Antes de tudo, ressalto que gestação tardia é aquela que ocorre após os 35 anos de idade.

Mas afinal, quais os riscos e vantagens da gravidez tardia?
E como a medicina reprodutiva pode ajudar as mulheres que desejam engravidar mais tarde?

Riscos e Vantagens da Gravidez TardiaEm primeiro lugar, existe a dificuldade em conceber um bebê naturalmente.

Isso porque, após os 35 anos, a reserva ovariana da mulher reduz drasticamente, afeta a quantidade e qualidade dos óvulos e diminui as chances de engravidar com seus próprios óvulos.

Entretanto, se ela estiver aberta às opções, pode receber óvulos doados por uma mulher mais jovem ou adotar um embrião, se necessário.

Para aquelas que conseguem usar os próprios óvulos, é possível realizar um estudo genético dos embriões após a Fertilização in Vitro e selecionar os embriões saudáveis para transferência.

Entre os riscos, posso citar abortamento, parto prematuro, malformações fetais, hipertensão, diabetes gestacional e doenças pré-existentes.

Nesses casos, é essencial que a paciente conte com uma equipe médica especializada em gestação de alto risco e de sua confiança, durante todo o pré-natal.

Certamente, as vantagens da gravidez tardia são a maturidade e a estabilidade.

É comum que a mulher tenha uma vida financeira e profissional mais estável e saiba administrar seu tempo para se dedicar a criança.

Nessa fase, ela também já passou por várias experiências, é mais paciente e saberá lidar de forma mais leve com os desafios da maternidade.

#gravideztardia #maternidadetardia #maeaos40 #maternidadesolo #engravidante #tentantes2020 #engravidar #gravidezderisco #medicinareprodutiva #fertilizaçãoinvitro #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher