Síndrome do Hiperestímulo Ovariano e FIV

Entenda a relação entre Síndrome do Hiperestímulo Ovariano e FIV.

Na Fertilização in Vitro (FIV) usamos medicamentos indutores da ovulação para captar os óvulos que, posteriormente, são fertilizados para gerar embriões.

Esses medicamentos contém o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) que atua nas células dos folículos e promove a produção da substância Fator de Crescimento Vascular Endotelial (VEGF).

Síndrome do Hiperestímulo Ovariano e FIVA Síndrome do Hiperestímulo Ovariano (SHO) acontece quando há uma resposta acima do normal dos ovários e maior liberação de VEGF, o que causa acúmulo de líquido em diversas partes do corpo da mulher e, até mesmo, quadros de trombose.

Há alguns anos atendi uma paciente de 34 anos, com infertilidade devido a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e dosagem de Hormônio Anti-Mülleriano (AMH) superior a 3,5 ng/mL.

Ela foi estimulada de forma conservadora, com dosagem inferior de hormônios e protocolo específico para esse perfil de paciente. Ainda assim, ela teve uma hiper resposta.

Para evitar o risco de desenvolver a SHO frente a uma gravidez, o que teria um efeito nocivo a paciente e ao embrião, após a captação dos óvulos, uma parte foi congelada e outra fertilizada.

Ou seja, nesses casos a transferência de embriões nunca deve ser realizada no mesmo ciclo!

No ciclo seguinte, transferimos 2 embriões em blastocisto (5 dias ou D5). Ela teve uma gestação e bebê saudáveis.

Veja no quadro abaixo, as pacientes do grupo de risco para desenvolver a SHO.

Por isso, para não colocar sua saúde em risco, solicitamos a dosagem de AMH, que é um marcador de reserva ovariana e indica se a paciente será uma má, boa ou hiper respondedora.

Síndrome do Hiperestímulo Ovariano grupo de risco

#inducaodaovulacao #sindromedosovariospolicisticos #reservaovariana #fertilizaçãoinvitro #engravidante #tentantes2020 #infertilidade #reproduçãohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher