Útero retrovertido ou invertido é quando o órgão reprodutor da mulher se apresenta virado para trás na direção da coluna vertebral.
Essa condição pode afetar até 25% das mulheres, sendo que algumas apresentam o útero retrovertido desde o nascimento, enquanto outras sofrem uma inversão do útero durante sua vida.
Isso porque o útero não é um aparelho fixo, mas sim mantido por diversos ligamentos que podem alterar sua posição em condições como por exemplo:
- Endometriose.
- Miomas uterinos.
- Infecções uterinas.
- Parto normal.
- Menopausa.
Entre os possíveis sintomas, posso mencionar dispareunia, dor ao evacuar ou urinar, dor na lombar e cólicas fortes, entretanto na maioria dos casos a condição é assintomática e diagnosticada nos exames de rotina ginecológica.
Útero retrovertido ou invertido causa Infertilidade?
O útero retrovertido não causa infertilidade feminina, ou seja, a mulher pode engravidar e ter um parto normal.
Sua posição é que pode ter sido alterada por outros fatores que causam infertilidade, como a endometriose, por exemplo.
Desse modo, se após um ano de tentativas o casal não obter uma gestação, recomendo consultar um especialista em infertilidade para investigar as causas.
Caso o casal realize uma Fertilização in vitro (FIV), saber a posição do útero é fundamental para o momento da transferência dos embriões.
A gestante com útero invertido pode, também, sentir mais desconforto durante a gestação, sendo o acompanhamento pré-natal importante nesse período.
Dúvidas? Envie um WhatsApp 11 96330-0460.
Prof. Dr. Thomas Miklos
CRM 86811
Reprodução Humana Assistida
#útero #uteroretrovertido #endometriose #dispareunia #engravidar #tentantes #tentantes2021 #querosermãe #fertilizacaoinvitro #reproducaohumana #drthomasmiklos #rrtclinicadamulher