Após o nascimento do bebê, muitas mulheres se sentem inseguras sobre quando e como retomar sua vida sexual.
Isso acontece, principalmente, por dois fatores:
- A queda dos níveis hormonais após o parto, que faz com que a mulher se sinta mais cansada e sem ânimo.
- A atenção e a dedicação que o recém-nascido requer da mamãe, com mamadas em torno de 3 em 3 horas, que afetam diretamente na qualidade do sono e disposição da mulher.
Em alguns casos, o impacto da gestação na aparência física da mulher, também, pode afetar sua autoestima e o desejo sexual.
A retomada da vida sexual após o parto costuma ser a partir do 1° mês, após a liberação do obstetra.
Nesse período, a libido pode estar baixa já que o corpo da mulher ainda está em transformação. A recomendação é que o casal tenha paciência e seja criativo para essa retomada.
Durante a quarentena (primeiros 40 dias após o parto), o casal pode se beneficiar de outras opções como masturbação e sexo oral para se reconectar antes da liberação do médico.
Precisa de aconselhamento sobre a vida sexual no pós-parto e para outras dúvidas? Entre em contato com a RRT Clínica da Mulher e agende uma consulta!
Dra. Melissa Dunstan
CRM 103785
Medicina Fetal e Gestação de Alto Risco
#saudedamulher #vidasexual #sexualidadenoposparto #casalfeliz #quarentena #vidasexualsaudavel #relacionamentosaudavel #maternidadereal #maedeprimeiraviagem #puerperiosaudavel #vidademae #pospartosaudavel #maedemenina #maedemenino #recemnascido #maternidadecomamor #mulheresquesecuidam #casalqueseama #maternidadeativa #pospartoemforma #pospartofeliz #ginecologia #obstetricia #gestante #gravidez #medicinaesaude #medicinafetal #gestaçaodealtorisco #dramelissadunstan #rrtclinicadamulher